sábado, 12 de agosto de 2017

PORTUGAL A ARDER!




Aproveito esta muito oportuna frase de Miguel Torga para fazer uma "mea culpa" em meu nome e em nome de todos os meus concidadãos.

Só porque estou furiosa, indignada!





Estes seres misteriosos e repletos de pseudo superioridade que respondem pelo pomposo nome de "governantes da nação" continuam, ad eternum, a fazer de nós pacíficos mentecaptos a quem todas as barbaridades podem ser ditas pois não existe viv´alma que os interpele quando o fazem.

Veio o Sr. Secretário de Estado da Administração Interna, em comunicado oficial, transmitir aos portugueses e portuguesas que o SIRESP (Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal) tem falhas desde a sua adjudicação mas que, uma vez que apenas falta pagar cerca de 80 milhões dos 600 milhões de euros totais, será impensável resolver o contrato pois teria custos muito mais elevados. E nós, ouvimos, calamos e vamos para a praia!

Se a minha operadora de comunicações falhar, eu devolvo o material para reparação, para substituição ou avanço para a devolução, resolvendo o contrato.É assim que funciona o mais básico dos contratos de fornecimento de serviços e dos quais só depende o meu bem estar (não são vidas). Todos nós protestamos nos mais diversos balcões, avançamos com ameaças de processos judiciais na certeza de que estamos a dar por bem empregue o nosso dinheiro. 600 milhões de euros não é dinheiro suficiente?
Este dinheiro é literal e pontualmente arrancado a cada um de nós, contribuintes e não há uma alma que se indigne realmente contra a gestão danosa que todos governos (à esquerda e à direita!) têm vindo a praticar ao longo dos tempos?
Compram-se submarinos, queima-se literalmente dinheiro à conta do SIRESP, são absurdos atrás de absurdos e nós somos heróis da resistência em terras de facebook ou no pão quente mais próximo!
Onde está o nosso exército? Onde estão os nossos aviões? Em que raio de merda é que está a ser gasto o dinheiro dos contribuintes?


Assistimos também a esta palhaçada que é o aproveitamento partidário na atribuição de responsabilidades, como se cada governo tivesse responsabilidade directa no número de incêndios ocorridos durante a sua legislatura. Meus senhores, lamento desapontá-los mas a má gestão dos incêndios, a inexistente atitude preventiva em relação aos mesmos, a péssima gestão de recursos no seu combate, a ausência de preocupação com o ordenamento florestal é transversal a todos os governos desde há muitos anos atrás. E nós sabemos mas vamos para a praia!


Somos o país que tem mais de metade de área ardida de toda a União Europeia e, provavelmente, com menos recursos preventivos ou de socorro. Bora lá celebrar mais este ranking? Não somos famosos apenas pelo futebol ou pela Eurovisão, também somos pelos incêndios e, agora, até pelo número de vítimas!


E mais, todos sabemos como o eucalipto é nocivo, todos sabemos que o eucalipto é mais inflamável do que muitas outras árvores e todos devíamos saber que se trata de uma planta oportunista que desequilibra a nossa flora mas todos sabemos a quem é útil esta plantação desenfreada... celulose, por exemplo, diz alguma coisa?

António Costa teve o azar de ficar com Pedrógão Grande às costas durante a sua legislatura mas nem assim teve "tomates" para resolver o contrato com o SIRESP. Meu senhor, morreram adultos, morreram crianças que dependiam do bom funcionamento desse sistema, que dependiam da protecção do Estado em caso de catástrofe eminente! Não é justa causa para resolução do contrato? Esqueceram-se de acrescentar cláusulas? O SIRESP nós sabemos quanto vale... e as vidas que ficaram em Pedrógão, que valor têm?

E nós, portugueses de brandos costumes, litigantes de merda no Facebook, aplacamos o peso do nosso silêncio, da nossa apatia telefonando para o 760... e sorrindo de alegria e alívio diante da solidariedade demonstrada por nacionais e estrangeiros. Em seguida, vamos para a praia!

Que nunca mais alguma voz se erga contra os nossos bombeiros, heróis voluntários sem nome, atirados para monstros de fogo cuja força desconhecem até ao momento em que se encontram frente a frente, abandonados à sua sorte por um SIRESP qualquer!
São os únicos a merecer grata homenagem por parte de todos os portugueses!
Que Deus vos proteja!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares

Número total de visualizações de páginas